Projeto em construção 🚧

Momentos avaliativos

Foto por Matt Howard em Unsplash

Uma das formas possíveis (e talvez a mais comum) de sistematizar práticas avaliativas é em relação aos momentos em que elas acontecem e as funções que desempenham em cada um destes momentos.


Abaixo você encontra um breve resumo das avaliações diagnóstica, formativa e somativa, e os links para as páginas com maiores detalhes.

1 Avaliação diagnóstica

É a avaliação que acontece antes ou no início de uma trilha de aprendizagem (um projeto, unidade, módulo, etc.).


Tem como principal função a checagem e ativação de conhecimentos prévios, bem como a sondagem de interesses, potências e preferências.

2 Avaliação formativa

Muitas vezes tratada como sinônimo de avaliação para a aprendizagem, é a avaliação que acontece de forma processual, ao longo de toda a trilha de aprendizagem.


Tem como principais funções o enriquecimento da aprendizagem, o acompanhamento dos processos de aprendizagem (pelos professores e pelos próprios estudantes), e é a base para uma prática de feedback contínuo.

3 Avaliação somativa

Também chamada de avaliação da aprendizagem, é a avaliação que acontece normalmente ao final de uma trilha de aprendizagem.


Tem como principal função mensurar o alcance dos estudantes em relação aos objetivos de aprendizagem da trilha — e que comumente se converte em notas.


Pode assumir uma característica mais formativa quando seus resultados se desdobram em ações pedagógicas/formativas.